domingo, 12 de janeiro de 2014

Mini-tartes de amêndoa e brigadeiro

Olá.
Quem me conhece sabe que tenho um fraquinho por doces, por isso não se admirem de a eles ser dado grande destaque neste cantinho cibernáutico!

Não sendo vegan, gosto bastante de experimentar este tipo de alimentação e sem dar conta acabo por a fazer mais de metade do tempo! Não gosto de rótulos nas dietas. Muitas pessoas me perguntam que tipo de dieta faço.  Não sou vegan, vegetariana, crudívora, ovo-lacto-vegetariana,  oligo-vegetariana,  intolerante ao glúten/lactose, macrobiótica, nem gosto de afirmar que sou isto ou aquilo. Respeito quem seja inflexível no que toca ao seu regime alimentar mas simplesmente não o consigo fazer, acho demasiado rígido e parece que se de súbito um vegan come um bolo com ovos é um pecado!!! Ridículo. 

Sou uma pessoa que come o que gosta, é isso. Sou bastante eclética, gosto de variar, gosto de experimentar e tento ter uma alimentação saudável mas também gosto dos meus momentos de pecado culinários. A maior parte do tempo gosto de ter uma alimentação com bastantes produtos de AB, muitos vegetais, cereais integrais, frutos secos, às vezes ovos e queijo. Por vezes o peixinho fresco que neste cantinho de terra à beira mar plantado é divinal. É raro comer carne mas quando o faço tento saber a sua origem e optar por produtos em que a vida do animal (seja peixe, mamífero ou ave) seja digna e os critérios de bem-estar animal sejam respeitados. 
Não conto calorias mas ao optar por uma alimentação saudável 80% do tempo com produtos orgânicos, pouco processados e exercício físico q.b. não preciso de o fazer. A minha saúde física e mental agradecem :)

Mas como errar é humano...vamos atacar este doce (quase!) guilty free que fiz para o meu irmãozinho vegan.

Ingredientes:

Para as bases (adaptadas de the whole pantry): 
  • 125 gramas de amêndoa pelada
  • 150 gramas de tâmaras descaroçadas
  • 1 + 1/2 c. sopa de óleo de côco derretido
  • 1 c. sopa de cacau magro em pó
  • Pitada de flor de sal



Para o recheio brigadeiro:
  • 1 lata de leite condensado de soja
  • 1 c. sopa de margarina vegetal (usei alpro soya)
  • 3 c. sopa de cacau magro em pó



Método:
  1. Colocar todos os ingredientes para as bases no processador de alimentos e triturar até obter uma textura fina e granulada;
  2. Pressionar 2 c. sopa desta mistura em formas para queques, cobrindo bem. Levar ao congelador;
  3. Para o recheio, levar ao fogo médio em panela anti-aderente todos os ingredientes e mexer sem parar até engrossar. Deixar arrefecer quando atingir uma textura mais consistente;
  4. Para montar as mini-tartes: remover a base das tartes das formas e rechear com o preparado de brigadeiro. Enfeitar com pepitas de chocolate, amêndoa ou flocos de flor de sal. 


Eis a textura com que o recheio deve ficar.

São servidos?






1 comentário:

  1. Gosto muito da combinação tâmaras-cacau e se for numa tarte guilty-free mais ainda! :)

    ResponderEliminar