quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Muffins de maca e pêssego

Alo alo!
Que tal esse Verão?

Já tinha divulgado estes muffins no meu facebook (que vos convido a visitar)com um prémio para quem adivinhasse o ingrediente secreto e a Joana Serra foi a vencedora! Hoje, como prometido partilho com vocês a receita de muffins de pêssego + ingrediente secreto.
Além do pêssego, fruto de eleição do verão, adicionei maca em pó. Hoje em dia o pó de maca pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos biológicos e alguns hipermercados. 

Para quem nunca ouviu falar, a maca é um tubérculo dos Andes peruanos. O pó obtido a partir da sua raiz é usado na alimentação, desde há milhares de anos pelos índios peruanos para aumentar os níveis de energia, promover a saúde mental e equilibrar as hormonas. Há mais de 500 anos que a raíz de maca tem sido utilizada na cultura peruana como um poderoso tratamento para a baixa de líbido e infertilidade.

É a cultura que se desenvolve no mundo a maior altitude e tem excelentes características adaptogéneas necessárias às condições climáticas extremas em que cresce. Isto faz com que seja um excelente suplemento para as pessoas com um estilo de vida ativo e acelerado, que necessitem de se adaptar ao stress.

Hoje em dia, os atletas, defensores da comida natural, vegans, vegetarianos e profissionais da culinária adoram este pó. Tem um sabor picante e doce e é considerado uma iguaria quando adicionado a sobremesas como pudins e chocolate, ou a chás. É um dos melhores anti-stress do planeta, permitindo ao corpo adaptar-se com mais facilidade às mudanças da vida. Nos meu batidos matinais utilizo maca com bastante frequência devido às suas propriedades energéticas, ideais para começar o dia! Convencidos?

Ingredientes:
  • 225 gramas de farinha de trigo integral
  • 1 c. chá de fermento em pó
  • 75 mL de óleo de coco (ou óleo de girassol)
  • 65 gramas de açúcar de coco (ou 40 gramas de mascavado)
  • + 1/2 c. chá de maca em pó
  • 2 pêssegos cortados aos cubos, sem casca
  • 75 gramas de muesli, idealmente sem açúcar (podem usar a minha receita caseira no link: muesli tostado)
  • 1 ovo batido
  • leite de arroz q.b.
Eis o ingrediente secreto!

Método:
  1. Pré-aqueçam o forno a 190ºC. Numa taça misturem a farinha, fermento e óleo de coco aquecido (devem aquecer o óleo de coco cerca de 1-2 minutos do microondas até este ficar líquido e transparente) e amassem com os dedos até formar uma massa granulada tipo crumble. Humedeçam com leite de arroz se necessário;
  2. Adicionem o açúcar de coco (ou mascavado), a maca, o pêssego e o muesli, envolvam e juntem o ovo;
  3. Disponham a massa em formas para muffins. Levem ao forno 15 a 20 minutos e está feito :)


Bom apetite ;)



1 comentário:

  1. Gostei destes muffins, tenho que experimentar.Estou curiosa com o sabor...

    ResponderEliminar