domingo, 28 de setembro de 2014

Brownies Vegan

Olá Outono, long time no see..not really!

Escrevo este post enquanto chove a potes lá fora e devo confessar que este tempo não me deprime assim tanto. Na verdade, desperta em mim desejos de tirar um bom livro da estante, fazer um chá e enroscar-me no sofá com a Eva aos meus pés. Desculpem-me amantes do sol! Outra coisa que este tempo dá vontade é de cozinhar. Não que eu não tenha essas vontades ao longo do ano, mas sabem..os ingredientes sofrem uma ligeira mudança. Saladas e frutas frescas dão lugar a aromas mais condimentados com toques de canela.

Hoje partilho com vocês uns brownies muito saborosos nos quais utilizei sementes de chia e aproveito para vos falar um pouco sobre este ingrediente fantástico:
A palavra Chia significa "força" em várias línguas Maias.  São muito utilizadas pelos seus benefícios nutritivos e medicinais, por desportistas, para diminuir o apetite, perda de peso, regulação dos níveis de açúcar sanguíneos e do trânsito intestinal. Uma colher de sopa de sementes de chia tem mais cálcio que um copo de leite, mais ómega-3 que salmão e mais anti-oxidantes que mirtilhos! Não é por acaso que lhe chamam super-alimento!As sementes de chia dissolvem-se na água, criando uma substância gelatinosa. Isto deve-se às fibras solúveis presentes nas sementes e estima-se que este fenómeno ocorra a nível gástrico quando as sementes de chia são consumidas, criando uma barreira natural entre os hidratos de carbono e as enzimas digestivas e diminuindo a velocidade a que os hidratos de carbono são convertidos em açúcar. Por este motivo se compreende porque é que muitos guerreiros Incas ingeriam estas sementes antes de atravessarem percursos de vários quilómetros e porque é que os atletas de resistência são adeptos destas sementes...o facto de a absorção de açúcar ser feita gradualmente vai permitir ao organismo absorver os açúcares mais devagar e ao ritmo a que o organismo necessita, estimulando um ritmo metabólico equilibrando ao contrário do que acontece com alimentos saturados de açúcar refinado, em que a absorção se dá muito rápido,  levando a uma sensação de fome muito mais rapidamente.



E sabiam que podem substituir os ovos das vossas receitas por sementes de chia para uma versão vegan? É verdade, o gel formado pela chia pode ser um ótimo substituto do ovo em receitas, basta misturar uma colher de sopa de chia moída(eu até gosto de usar inteiras pelo crocante) com 3 colheres de sopa de água, e ficam com uma quantidade de gel suficiente para substituir um ovo. Ao fazer isto, há diminuição no consumo do colesterol (presente na gema do ovo) e adição de todas as vantagens já mencionadas deste super-alimento :)


Que delícia!

Ingredientes (para 9 quadrados):

  • 5 c. sopa de leite de amêndoa (ou outro leite a gosto)
  • 5 c. sopa de cacau magro em pó
  • 1 c. sopa de açúcar de coco
  • 3 bananas grandes, maduras e feitas em puré
  • 210 gr açúcar mascavado
  • 1 c. chá de aroma de baunilha
  • 3 c. sopa de chia (+ 9 c. sopa de água): nesta receita não moí as sementes mas podem também preparar como explicado em cima
  • 75 gr de farinha com fermento
  • 75 gramas de nozes partidas

Método:
  1. Pré-aqueçam o forno a 180ºC. Forrem uma forma quadrada com papel vegetal;
  2. Misturem o cacau em pó com o açúcar de coco e leite numa taça: Juntem as bananas, açúcar mascavado e aroma de baunilha. Mexam bem;
  3. Num copo, misturem as sementes de chia com a água e reservem durante pelo menos 10 minutos até formar um aglomerado gelatinoso. Adicionem esta "gelatina" à mistura anterior e mexam bem;
  4. Adicionem a farinha à massa do bolo e envolvam com cuidado. de seguida juntem as nozes partidas e mexam;
  5. Vertam a massa sobre a forma e levem ao forno cerca de 40 minutos;
  6. Retirem do forno e deixem arrefecer 10 minutos na forma antes de desenformar; Bom apetite!

"Let them eat Brownies" 

2 comentários:

  1. Olá Andreia.
    Deixo aqui o blog de que te falei. Um grande bjinho, Inês
    http://www.edibleperspective.com/

    ResponderEliminar
  2. Eu cá sou uma adoradora do sol [e estou muito contente porque ele está de volta] mas também adoro comida de conforto e brownies... Assim estou contente o ano todo :D Mas brownies com chia nunca tinha visto! Já usei a mesma técnica em bolachinhas e ficou mesmo muito bom. Estou tentada a testar esta também. Têm cá um aspecto!!!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar