Olá,
Peço desculpa pela ausência prolongada mas tem sido uma semana cheia de novidades e o blog ficou meio parado.
Por isso, mãos à obra!
Tenho a despensa cheia de maçãs e citrinos do nosso pomar e tenho de ser criativa para não deitar comida fora, coisa que odeio! Seja dando, congelando ou inventando - para o lixo é que a comida não vai cá em casa.
E foi precisamente deste excesso de fruta que nasceu um delicioso puré, perfeito com o iogurte ao lanche, nas papas de aveia matinais, como sobremesa ou a acompanhar assados (nesta última opção, não usem açúcar).
Esta receita leva açúcar de coco que muitos podem desconhecer mas que é ótimo para substituir o açúcar convencional pois tem um índice glicémico (IG) baixo.
Para terem noção - o mel tem IG de 55, o açúcar 68 e o açúcar de coco só tem 35! Ou seja, a velocidade da absorção do açúcar de coco é mais lenta, o que significa que não haverá um pico de insulina tão alto e rápido. Ao consumirmos alimentos com um IG alto tais como alimentos refinados (farinha branca, açúcar branco, pão branco, macarrão), o pico de insulina é atingido muito depressa não dando tempo a que todo o açúcar ingerido seja direcionado para o interior dos tecidos e utilizado. Isto leva a que mais açúcar fique "na reserva". E as nossas reservas energéticas que forma apresentam? Gordura! O açúcar de coco limita a acumulação de reservas pois é absorvido mais lentamente, fornecendo nutrientes de forma constante e por mais tempo, durante a sua digestão.
O açúcar de coco é ainda rico em vitaminas do complexo B, potássio, magnésio, ferro e zinco.
E a cereja no topo do bolo: é bastante sustentável pois a palma de coco (que não tem nada a ver com o local de onde é extraído o óleo de palma) produz 75% mais açúcar do que a cana de açúcar sendo necessária muito menos água na sua produção comparando ao açúcar de cana.
Vamos a isto?
- 12 maçãs (usei gala royal)
- 2 laranjas grandes (sumo e casca)
- 2 c. sopa (rasas) de açúcar de coco (ou mascavado se não encontrarem)
- 1/2 c. chá de gengibre em pó
- Descascar, descaroçar e cortar as maçãs aos pedaços;
- Remover em tira a casca de 2 laranjas e de 1 limão e reservar;
- Espremer as 2 laranjas e limão. Guardar o sumo;
- Num tacho, colocar a fruta, o sumo e as cascas do limão e da laranja. Juntar a água e deixar levantar fervura;
- Reduzir a lume brando e juntar a canela, gengibre e açúcar de coco (de acordo com a doçura da fruta);
- Tapar e deixar cozer 25 minutos;
- No final da cozedura remover as cascas e os paus de canela e passar com a varinha mágica, para obter consistência de puré.
 |
Se fizerem muito podem sempre congelar. Assim, o puré não perde qualidade :) |