segunda-feira, 26 de maio de 2014

Mousse de morango sobre creme falso de chocolate branco

Olá!

Esta receita tem um segredo: nasceu de uma receita falhada! Acontece...mas acredito que muitas receitas se originem desta maneira. 

A minha ideia original era fazer trufas de morango com cobertura de chocolate branco mas eu tenho tantos morangos cá em casa que decidi duplicar a quantidade de fruta que tinha em mente usar ao início, o que deu origem a uma mistura mais líquida do que aquilo que eu queria. Mas nada de grave, rapidamente dei a volta à questão e surgiu esta mousse :)

Os morangos da minha horta têm sempre finais felizes


Ingredientes:

Para a mousse

  • 1 lata de creme de coco
  • 500 mL/2 cups (medida americana) de morangos, sem pé, cortados ao meio
  • 2 c. sopa de geleia de arroz (ou mel se preferirem)
  • 1 banana madura
Para o creme falso de chocolate branco: vejam o link da minha tarte de chocolate 

Para o chocolate negro

  • 1/4 chávena (em medida americana) de cacau magro em pó
  • 1/4 chávena de óleo de coco derretido
  • 2 c. sopa de geleia de arroz (ou mel)

Método:
  1. Na liquidificadora ou 1,2,3 triturem os morangos, a banana, o creme de coco e a geleia até ficarem com uma sopa rosa e homogénea;
  2. Reservem no congelador para solidificar um pouco;
  3. Entretanto façam o creme falso de chocolate branco como indicado no link ;
  4. Preencham o fundo de taças individuais de servir com o "chocolate branco" - cerca de 1-2 cm de altura;
  5. Vertam a mousse de morango por cima do "chocolate branco",
  6. Levem as taças ao frigorífico e entretanto preparem o chocolate negro;
  7. Numa taça misturem com vara de arames o óleo de coco, geleia e cacau até obterem um líquido brilhante e sem grumos;
  8. Coloquem 1 colher de sobremesa deste chocolate negro líquido por cima da mousse, com cuidado para ficar apenas à superfície e com um palito sejam criativos nas formas que lhe dão - o chocolate solidifica bastante rápido por isso podem fazer uma formas mais mirabolantes como foi o meu caso com um "sol surrealista" :p
  9. Reservem no frigorífico até à altura de servir. Bom apetite!
A trufa que virou mousse!

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário