domingo, 20 de abril de 2014

trufas de Páscoa

Boa Páscoa a todos! 

Espero que todos passem um dia feliz. O ano passado este dia foi passado em serviço de urgência (calha a todos os que trabalham na área da saúde!) mas felizmente este ano tenho folga e posso apreciar bem o dia. Eu e a minha família não associamos a Páscoa ao seu sentido religioso nem entramos no frenezim dos ovos da Páscoa comerciais mas tentamos fazer deste um dia de descanço, passar tempo com os que amamos e aproveitar o amor...e claro, como todas as reuniões familiares aqui em casa...cozinhar e comer em família! Apreciem a paz. 

Fiz estes miminhos como uma alternativa sustentável e doce para esta altura festiva e aproveito para lembrar a todos: façam escolhas conscientes nas vossas compras, seja para a Páscoa ou nas compras de rotina. Nesta altura há uma grande corrida aos ovos de Páscoa mais coloridos e às amêndoas mais doces para oferecer mas tentem evitar produtos com óleo de palma e açúcar refinado de fontes não sustentáveis (lembrem-se dos orangotangos e do motivo principal pelo qual estão ameaçados - a redução dos seus habitats para obtenção de óleo de palma). Não é só pelo vosso corpo, pela vossa saúde mas é também pelos animais e pelo ambiente...o mundo tem um ritmo alucinante mas se perderem alguns segundos do vosso tempo a olhar para a lista de ingredientes e optarem por produtos com matérias primas sustentáveis podem fazer a diferença...se todos dermos pequenos passos, o salto para um mundo melhor é bem maior :)
E finalmente, chega de moralizar! Vamos à receita:

Ingredientes (para cerca de 35 trufas):
  • 150 gramas de amêndoas cruas 
  • 24 tâmaras frescas, sem caroço (prefiro as frescas, mas se só encontrarem secas, deixar de molho em água 20 minutos)
  • 5 c. sopa de cacau natural em pó
  • Pitada de sal
(Para a cobertura - opcional): 
  • Molho de chocolate: 100 gramas de chocolate (usei com mín 70% cacau); 1,5 c. sopa de óleo de coco bio ou
  • Cacau natural em pó qb + canela qb ou ainda
  • pólen, sementes de chia, coco ralado 
Método:
  1. Deixar as amêndoas de molho pelo menos 2-3h;
  2. Descansar as amêndoas e picar bem fininho;
  3. Com um garfo, esmagar as tâmaras até obter um puré com aspecto de caramelo;
  4. Misturar as amêndoas, puré das tâmaras, sal e cacau manualmente ou com ajuda de um processador de alimentos até obter uma textura uniforme;
  5. Fazer bolinhas com as mãos;
  6. Para enfeitar eu usei molho de chocolate (aquecendo o chocolate com o óleo de coco no microondas - intervalos de 15 seg e ir mexendo sempre até ficar líquido e brilhante) e por cima decorei com grãos de pólen, coco ralado e sementes de chia. Se quiserem algo mais simple, podem apenas polvilhar  com cacau em pó ou uma mistura de cacau/canela;
  7. Levar ao frigorífico para solidificar o chocolate pelo menos 20 minutos e já está :)
Eu prefiro comprar amêndoas cruas e demorar um pouco mais na preparação, mas podem sempre acelerar esta parte e comprar amêndoas já peladas.

Nom nom nom

Boa Páscoa Coelhinhos!

1 comentário:

  1. Olá Andreia
    Gostei muito das trufas, mas Adorei a lição de moral! É reamente importante ver o mundo no seu todo...
    Sabe sempre bem estar de folga nos dias de festa... sei bem isso o que é :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar