terça-feira, 7 de julho de 2015

Alperces desidratados

Olá!

Sabem aquelas alturas do ano em que não sabem o que fazer com tanta fruta? Hoje trago uma nova solução! Desidratar fruta. 

É uma óptima maneira de conservar fruta, além disso a fruta desidratada é um snack bastante prático e saudável para levar para o trabalho, para um passeio etc. Podem fazer com todas as frutas mas as minhas favoritas para desidratar são as maçãs, ananás, banana, pêssegos, ameixas e alperces! 

Se pensam desidratar fruta muitas vezes, o ideal é terem um desidratador em casa que torna o processo muito mais rápido. No meu caso como não tenho desidratador vou mostrar-vos como o fazer no forno, é bastante fácil mas tem a desvantagem de ser um processo bastante moroso pelo que aconselho deixarem a fruta a desidratar durante a noite ou num dia em que estejam em casa.

Vamos a isto?


Ingredientes:

  • Alperces maduros - a quantidade que quiserem (convém estarem mesmo maduros, os alperces verdes ficam muito ácidos quando desidratados)

Método:

  1. Lavem bem os alperces em água corrente;
  2. Cortem os alperces longitudinalmente e tirem o caroço;
  3. Com os dedos, virem a parte pulposa para fora de modo a aumentar a sua área exposta;
  4. Forrem um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal (se tiverem uma grelha em rede coloquem por cima do papel de modo a diminuir o tempo de forno) e coloquem as metades de alperce com a polpa virada para cima sobre o papel ou grelha deixando algum espaço entre eles;
  5. Pré-aquecer o forno na temperatura mais baixa possível (eu coloquei a 80ºC);
  6. Coloquem os tabuleiros no forno;
  7. A parte chata: isto vai demorar à volta de 10 horas! A meio  devem virar os alperces para que a desidratação seja mais uniforme;
  8. Removam os alperces do forno - deixem arrefecer e guardem num recipiente fechado.

Bons snacks!



Sem comentários:

Enviar um comentário