Olá!
Sabem aquelas alturas do ano em que não sabem o que fazer com tanta fruta? Hoje trago uma nova solução! Desidratar fruta.
É uma óptima maneira de conservar fruta, além disso a fruta desidratada é um snack bastante prático e saudável para levar para o trabalho, para um passeio etc. Podem fazer com todas as frutas mas as minhas favoritas para desidratar são as maçãs, ananás, banana, pêssegos, ameixas e alperces!
Se pensam desidratar fruta muitas vezes, o ideal é terem um desidratador em casa que torna o processo muito mais rápido. No meu caso como não tenho desidratador vou mostrar-vos como o fazer no forno, é bastante fácil mas tem a desvantagem de ser um processo bastante moroso pelo que aconselho deixarem a fruta a desidratar durante a noite ou num dia em que estejam em casa.
Vamos a isto?
Ingredientes:
- Alperces maduros - a quantidade que quiserem (convém estarem mesmo maduros, os alperces verdes ficam muito ácidos quando desidratados)
Método:
- Lavem bem os alperces em água corrente;
- Cortem os alperces longitudinalmente e tirem o caroço;
- Com os dedos, virem a parte pulposa para fora de modo a aumentar a sua área exposta;
- Forrem um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal (se tiverem uma grelha em rede coloquem por cima do papel de modo a diminuir o tempo de forno) e coloquem as metades de alperce com a polpa virada para cima sobre o papel ou grelha deixando algum espaço entre eles;
- Pré-aquecer o forno na temperatura mais baixa possível (eu coloquei a 80ºC);
- Coloquem os tabuleiros no forno;
- A parte chata: isto vai demorar à volta de 10 horas! A meio devem virar os alperces para que a desidratação seja mais uniforme;
- Removam os alperces do forno - deixem arrefecer e guardem num recipiente fechado.
Bons snacks! |
Sem comentários:
Enviar um comentário