Olá!
Estamos em fevereiro, mês do carnaval em que ninguém leva a mal. Tempo de folia, alegria e quem diz alegria diz chocolate, pelo menos para mim!
Há sempre alguém do contra que não gosta de chocolate, eu pessoalmente acho difícil confiar numa pessoa que não goste de chocolate. Fico logo com suspeitas de estar perante um ser alienígena, but i guess...ter amigos marcianos até é uma cena fixe.
Ora falando de coisas sérias (q.b.), eu adoro chocolate. O meu chocolate favorito é o chocolate negro, que (oh surpresa) vai ser a estrela desta receita.
E sabiam que o chocolate negro* faz bem à saúde? Um estudo do Dr. John Finley apresentado em 2014 no encontro da American Chemical Society em Dallas, abordou os efeitos do chocolate negro em vários tipos de bactérias estomacais. O estudo conclui que a combinação do teor de fibra do cacau com os ingredientes não digeridos dos alimentos pode contribuir para a saúde, criando maior resistência ao cancro do cólon e à doença inflamatória do intestino. Boas notícias amantes de chocolate!
Bom, já dei motivos suficientes para partilhar a minha receita de mousse de chocolate negro. Vamos a isto?
Ingredientes (para 4-5 taças):
- Um pacote de natas de soja batidas (usei as natas da Alpro especiais para bater)
- 110 gr de chocolate negro
- 2 c. sopa de leite vegetal (usei leite de arroz)
- 1 c. chá de aroma de baunilha
- 4 c. sobremesa de açúcar mascavado
- Pepitas de cacau crú para decorar (ou côcô ralado, frutos secos, etc.)
Método:
- Numa taça, batam as natas até estas ficarem tipo chantilly;
- Numa taça de vidro, coloquem o chocolate negro partido em pedaços com o leite de arroz. Levem ao microondas e supervisionem para não estragar o chocolate. Sugiro intervalos curtos no microondas (15-20´´), vão tirando e mexendo o chocolate até este estar completamente derretido;
- Adicionem o açúcar mascavado, o aroma de baunilha e o chocolate derretido às natas de soja e envolvam bem até a mistura estar homogénea;
- Dividam entre taças e levem ao frigorífico pelo menos 3h. Decorem com as pepitas de cacau quando forem servir e já está! Bom apetite :)
*Não se esqueçam que para ser considerado verdadeiro chocolate negro este deve ter no mínimo 70% de cacau e quanto mais melhor!
Sem comentários:
Enviar um comentário